A melhor parte de mim.

       Como muitos dos meus amigos já sabem,eu tenho uma gatinha -muito linda-,a Duquesa ! Que porventura desapareceu essa semana - mas que vai voltar já já ,se Deus quiser !.Enfim, em virtude desse acontecimento tenho ficado muito sozinha e morrendo de saudades dela ( mesmo não tendo muito tempo a ideia de não saber onde ela está,me assusta ). Então,resolvi fazer este post para contar-lhes sobre a minha história com a minha -linda- gatinha.
         Bem,para início de conversa,a Duquesa nunca mudou a vida de muitas pessoas como Dewey (um gato entre livros) , nunca ensinou valores a criancinhas,como o Hachi ( pra sempre ao seu lado) , nem foi ícone de crônicas de jornais e sucesso de cinema como o Marley ( marley e eu ). Ela é uma gata comum,brasileira- sim ,é como veio escrito em seu primeiro cartão de vacinas no campo dedicado a "raça"-, que nunca fez nada demais a não ser,me aguentar.
          Em alguma noite chuvosa do mês de novembro de 2000,ouvi miados esfomeados no barracão ao lado da minha antiga casa,então,eu ,como uma boa criança de seis anos de idade,acordei minha mãe para ajudar o pobre animal.Levamos leite para o filhote assustado e o deixamos lá com o gato -enorme- adulto que o vigiava do lado de fora do portão.No outro dia, acordei com miados altos do filhote, pulei da cama e sai correndo para ver porque ninguém o ajudava...quando cheguei a cozinha,minha tia disse : vai cuidar do seu gato. Naquele momento,meus olhos brilharam. ENTÃO ERA MEU?!. Aquela felicidade de criança ao ganhar um brinquedo novo.Logo depois de acalmar os ânimos do filhote,levamos ao veterinário,e lá eu descobri que tinha ganhado na verdade,uma gatinha,que tinha um mês de vida e era brasileira.Sem pensar duas vezes,chamei-a de Duquesa,assim como aquela do filme da Disney ( Aristogatas),e claro deveria ter um "sobrenome" - que nunca fora registrado e quase nunca mencionado- : Anastásia ( a princesa romanov) de Sousa ( ora,ela acabara de entrar para família ! ) .
          Desde então ela é minha,a minha melhor amiga. Bem,assim como qualquer um que tenha um animal de estimação,tenho incontáveis histórias com ela. Como  a vez que ela passara uma temporada na casa do gato-felino- bonitão do vizinho e teve um parto cesáreo de 10 gatinhos,retirando depois o útero para não correr mais riscos de engravidar;ou a vez em que fora expulsa de casa pelos 5 gatinhos que colocara no mundo;ou a vez em que caiu do muro e passou mais de um mês com a perna enfaixada;ou as milhares de vezes que fez armadilhas para pegar passarinhos e correu de medo de ratos!.Não vou entrar em detalhes em nenhuma historinha específica para demonstrar como ela é lerda,custosa,mansa e enjoada,vou apenas tentar descrever a razão de ter criado um laço tão grande com um animal.
        Vejamos,por que ela é minha melhor amiga? Porque,apesar de tudo,ela sempre esteve ao meu lado. Ah,claro,tenho amigos normais que sempre estão ao meu lado e me enchem de conselhos e blablablá. Mas a Duquesa,ah,não sei se vocês entenderiam...sabe aqueles dias em que você está triste por motivos banais,ninguém percebe,e você também não tem vontade de falar com ninguém sobre isso? ai lá chega ela,com aquela cara mais sonsa de quem não quer nada,sobe em cima mim se aninhando enquanto olha com aquela cara que diz - ok,podem achar locura,mas eu sei que diz- : vai ficar tudo bem,agora se acalma e vem acariciar meu pelo. Isso me acalma,me acolhe a alma,me ajuda viver.É incrível como ela sempre sabe quando eu estou ou não estou bem ! É lindo abrir a porta de casa e vê-la correndo em minha direção só para me receber,fazendo com que eu sinta que minha presença é importante. Me sentir importante,é assim que eu me sinto em relação a ela. Ela me faz uma pessoa melhor,me faz querer ser uma pessoa melhor para não perder essa importância que me foi dada,sei lá por qual razão! São quase 12 anos de cumplicidade,e posso afirmar, ela conhece absolutamente todos os meus dramas - mesmo sem saber a significância de nenhum deles - assim como eu conheço todas as suas manias - mesmo sem entender nenhuma. O fato é que,criamos uma espécie de laço diferente de todos os outros laços que já criei, não como dona e bicho,tampouco como mãe e filha.Mas um laço de amizade eterna. Não sei descrever porque a amo tanto,também se soubesse,perderia o sentido -afinal,quando você ama,você apenas ama ,e pronto-,mas posso afirmar que é grande,meu amor por ela é imenso! Só Deus sabe o quanto eu a quero bem,e o quanto nós sempre nos fizemos bem.
           A Duquesa não é apenas meu bichinho bonitinho de estimação,não é apenas a minha melhor amiga ,ela faz parte de mim. Foi com ela que aprendi a ser quem eu sou hoje,ela é a melhor parte de mim.