Bem, esse é um assunto um tanto quanto "polêmico" e pretendo não entrar em méritos religiosos, apenas expor MEU ponto de vista acerca do que é pecado, do que é certo e do que é errado. Sou católica, porém não tradicional, concordo com alguns dogmas da minha igreja e acredito em grande parte da sua interpretação sobre a bíblia. Não quero, entretanto, levar em consideração as diversas interpretações bíblicas ( até porque não tenho competência teológica para discorrer o assunto dessa forma ). O motivo desse post é apenas expor o que eu sinto em relação a tudo isso, não sou a dona da verdade ( nem quero ser), mas espero que reflitam sobre o meu ponto de vista.
Ora, vou começar o assunto dizendo que eu não sei o que é pecado conceitualmente. Não sei o que é certo. Não sei o que é errado. São perguntas tão subjetivas e tão relativas!. Analisamos, geralmente, o termo pecado ligado à religião e às interpretações bíblicas diversas que podem ser encontradas. E isso gera um extremo desconforto quando a ideia do que é pecado pra você, não é a mesma ideia de pecado pra mim. Entra-se em uma enorme discussão, na qual nenhum mudará suas ideias ou um se deixará levar pela ideia do outro ou em casos raros e felizes os dois pensarão, agora, de forma diferente.
Na minha humilde percepção , o pecado (algo tão valorativo ) pode ser explicado na seguinte frase : Se existe amor, não há pecado. Explico. Bem, não vou ser hipócrita e dizer que leio a bíblia sempre e que sei que isso e aquilo estão escritos e dessa forma tem que ser. Não sei muito, mas um coisa eu tenho certeza : " Amai-vos uns aos outros como eu vos amei ". O maior ensinamento que Cristo nos deixou foi o AMOR. Falo, eu, da perspectiva cristã. Mas é claro que o amor é universal. Hão de concordar comigo que é disso que o mundo precisa, independente de filosofia religiosa.
Existem muitas questões polêmicas que são discutidas nas religiões sobre o pecado em relação a conduta do ser como: o sexo antes do casamento, o aborto, o uso de camisinha e a homossexualidade, além de outras minúcias vistas em algumas igrejas mais conservadoras ( como o uso de certos modelos de roupas, o tipo de música que o individuo ouve, o tipo de programas de tv/filmes que o individuo vê, dentre outras que não vou, nem quero, discutir aqui ).
Eu não vejo o uso de preservativos e a homossexualidade como pecado, como interpreta a minha igreja ( nem por isso nego minha religião, nem por isso nego o meu Deus). Assim como vejo o aborto como pecado, mas nem por isso concordo com o fato de ser ilegal. De qualquer forma, se você acha que é pecado, te respeito. Mas quem nunca pecou, que atire a primeira pedra ! Nós somos seres humanos e somos naturalmente pecadores. TODOS somos pecadores e o meu pecado não é maior nem pior que o de ninguém. Não julguem uns aos outros pelos seus pecados, amai-vos. Ora, como eu posso dizer que é errado, incoerente, que é pecado algo que eu não estou sentindo? como eu posso julgar que a conduta alheia é errada se eu não posso compreender que apesar de não ser uma conduta coerente com a minha ideia do que é certo, existe amor? Como eu posso chegar em alguém e dizer que ela não merece o paraíso, que ela está entregue ao diabo se eu NÃO SEI o que passa em seu interior?.
A igreja coloca muitas coisas como pecado, mas para mim a tese mais válida é a de Deus no meu coração. O amor está acima de tudo. Se sua conduta é voltada para a bondade, para o amor ao próximo, quem pode te julgar?. Deus é amor! Se Deus é amor e minha conduta é feita com amor, por que ela seria pecado?. Devemos parar de julgar o que achamos ser o "pecado" dos outros, olhar pro nosso interior e nos perguntar se estamos realmente praticando nossas condutas com amor. Afinal, a hipocrisia é o grande pecado da sociedade.