Aos Capitães Nascimento de plantão.



“Bandido bom é bandido morto”

         Poucos dias após a polêmica opinião da  ~~~Jornalista~~~~  Rachel Sheherazade ( adote um bandido), surpreendeu-me a quantidade exacerbada de capitães nascimento caindo de paraquedas  em comentários do facebook, youtube e diversos blogs/ jornais que publicaram sobre a notícia. A opinião girou a respeito de um rapaz menor infrator (o marginalzinho, segundo a pseudojornalista), acusado por alguns moradores da região de roubo, que foi parar preso em um poste, nú, por um grupo denominado: ~~~~Justiceiros~~~~. E a questão que mais assombra em relação à toda essa polêmica não é apenas o fato de terem feito isso ao rapaz, mas sim o que a grande massa tem dito sobre JUSTIÇA.
         
            Afinal, o que é JUSTIÇA?  Em alguma aula de IED, essa pergunta me foi questionada. E só agora, dois anos depois, consigo ter uma ideia bem subjetiva do que seria a resposta prática. De qualquer forma, a cada dia torna-se mais clara a  ideia de que a justiça não é a justiça de Talião. Olho por olho e o mundo ficará cego, disse alguém.

            Não tem muito tempo, os capitães nascimento do facebook já haviam atacado, com aquele fato ocorrido entre o policial e o rapaz que havia roubado uma moto. Legítima defesa ou não, os comentários foram nessa mesma linha. Ora, ele roubou, tem que morrer. Não é homem de bem. E quem é homem de bem? Você? você que compra coisas no exterior e consegue entrar sem pagar impostos? Você que não devolve o troco errado? Você que vende/ compra bebida pra menor? Você que dá uns amassos no carro? Você, hipócrita de carteirinha que já fez algo que foge da moral e dos bons costumes, ou até mesmo já cometeu um crime ou infração.

             Uma coisa, pasmem, tenho que concordar com a dona Rachel: o sistema é falho. O mesmo direito penal que visa punir, prevenir e RESSOCIALIZAR, segrega. A cada dia que passa os complexos prisionais brasileiros experimentam mais o caos ( e os capitães ainda querem jogar nossas crianças, menores infratores lá). Entretanto, uma coisa é certa, a morte, a tortura de alguém que você ACHA que é criminoso ( o que só pode ser considerado após o transito em julgado), jamaaaaaaaaaaaaaaaaaais serão uma espécie de legitima defesa coletiva .Caetano tem algo a dizer sobre isso, sheherazade :
.
             Você, cidadão de bem, que defende coisas assim, essa barbárie toda,  também defende um crime. Exercício arbitrário das próprias razões.  Art.345 do CP: “fazer justiça pelas próprias mãos, para satisfazer pretensão, embora legítima, salvo quando a lei o permite”. A pena é detenção, de 15 dias a um mês, ou multa, além da pena correspondente à violência. Notável cidadão de bem, defensor da moral, dos bons costumes, da justiça e de todo esse blablabla, vai ser conivente com algo que superamos desde 1940?!

                        O que aconteceu com o rapaz que foi preso ao poste, independentemente do que ele tenha feito ( mesmo sabendo que criminoso ele não é, ECA meu bem, é no máximo menor infrator), foi desumano. O sistema realmente é falho, a começar pela educação que se de um lado falta a muitos e lhes tiram a oportunidade de serem bem sucedidos, a outros, falta na própria criação, a qual ensina que bandido é bom é bandido morto. A que ensina a segregar e dizer que não existe preconceito. É a que não ensina o que são direitos humanos, direitos universais. É a que forma você, meu querido cidadão de bem. A educação de um sistema falho que vem formando não só capitães de areia, mas também inúmeros capitães nascimento.

tirinha de André Dahmer


Postar um comentário